A oportunidade e o oportunista: como ver as diferenças

A oportunidade é uma janela de possibilidades. O oportunismo é o uso indevido destas possibilidades e conquistas que se deram no caminho. Vivemos num mundo carregado de oportunidades, que são dispensadas a todos e desenvolvidas com trabalho e dedicação. Os oportunistas são aqueles que se aproveitam da nata e do mel, quando a mesa já foi posta.

A oportunidade geralmente é ligada ao caráter de quem é arrojado. No oportunismo se vê o desvio no uso, pela conduta meio que de certa forma esquizofrênica e fisiológica de manter o ‘status quo’, a aparência, e sua condição privilegiada frente aos outros num certo momento.

O oportunista geralmente é dissimulado e bajulador, covarde e fofoqueiro. Já quem detém a oportunidade é realizador e inovador. Pode-se contestar os atos, mas jamais as intenções. As oportunidades estão ligadas às realizações por si, já a dos oportunistas às traições, principalmente as que ferem o principio da lealdade na amizade.

O oportunista se esconde nas sombras, é dissimulado, prepotente, julga conhecer mais do que sabe e engana pela mentira e pela desídia. Ele surge quando menos se espera e apenas quando a oportunidade lhe sorri. Fuja do oportunista antes que ele o derrube com uma rasteira.

Às vezes, as definições se confundem no meio de uma ação, mas jamais serão iguais. Um está o tempo todo provocando para a debate chulo e rasteiro, ao mesmo tempo em que o outro expõe seus valores éticos contrários à Lei do Gerson, que é levar vantagem a qualquer preço.

 Com adaptação do texto do site http://www.recantodasletras.com.br

2 comentários sobre “A oportunidade e o oportunista: como ver as diferenças

  1. E como tem oportunista por aí!
    Hoje mesmo apareceu um que não comparece mais na Ressacada! Que “grande” avaiano.

    abs,
    Marcelo

    Curtir

Deixe um comentário