Quem cai tem que subir

Diversos clubes no futebol mundial, ao cair para séries inferiores, se organizaram e voltaram por cima fazendo, inclusive, bons campeonatos nas séries principais. Cair de série significa que algo deu errado e isto não é obviedade e nem redundância, é constatação que muita gente arrogante acaba não avaliando.

É o caso de clubes como o Avaí, por exemplo, que tomam o apelido de golfinho, porque, ao cair, não avaliam os erros de planejamento e as atitudes, ficando apenas no discurso songa-monga de “falta de dinheiro”. Aliás, sequer fazem alguma iniciativa para ganhar dinheiro, apelando para as migalhas oferecidas pelas redes de TV.

Clubes que querem participar de um campeonato, mas sem muitas ambições dá nisso aí. O lamento de falta de dinheiro não convence mais, se você está sempre no limite. Aliás, isto ocorre com 90% dos clubes do futebol brasileiro e o Avaí não está fora disso.

E aí vamos bater, sempre, na mesma tecla: gastar com parcimônia.

Não dá para jogar uma série A e indo no pau a pau com as outras equipes? Se organize na Série B. Se estruture ali. Coloque jogadores das categorias de base junto com alguns mais experientes e monte um time ao menos competitivo.

Não dá para fazer isto também na B? Faça na Série C. Se organize por lá e suba com os cofres arejados.

– Ah, mas a torcida não vai se conformar.

Foda-se!

Ué, não estão dizendo que o Avaí joga a Série A apenas pra se manter, pra não cair? Então também seja sincero e diga, com todas as palavras e verbos, que jogará uns três anos na Série B ou mesmo na C, até se organizar. Isso é planejamento e não o que fazem agora, trocando o pneu com o carro andando.

Quer arrumar dinheiro? Comece com um plano de marketing decente, profissional, ativo e dinâmico para, por exemplo, agregar sócios. Um plano no qual os sócios se sintam verdadeiramente “donos do clube” e não um arremedo para lhes tirar dinheiro e oferecer agruras, mazelas, choros livres e desculpas furadas. Comece por aí.

Porque, quando as dificuldades vierem, estes “sócios” serão capazes de retomar a vida do clube e fazê-lo voltar ao caminho e ao rumo das grandes vitórias.

Anúncios

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s