Fala muito!

Confesso que não estou entendendo as críticas que estão recaindo sobre este time do Avaí. Não, não falo daquele tipo de crítica que fazemos no estádio, quando um jogador erra uma jogada. Nem da substituição equivocada que eventualmente faça o treinador. Nem mesmo de um posicionamento, um gol perdido, ou mesmo de um jogador que diminua o ritmo. Também não estou dizendo que devemos blindar alguém. Aquela crítica pontual e que busca melhorias deve existir. Não, eu não falo desta crítica.

Estou tentando entender a razão da crítica pela crítica, daquela duradoura. Aquela depreciativa. A que quer afastar esse ou aquele jogador do time por desgosto, incômodo ou murrinha. A crítica que destrói. A crítica que apaga por completo qualquer possibilidade de recomeço, revisão de princípios ou formação de novos projetos.

Eu, como torcedor, sócio e blogueiro, com uma palavra que corre por aí, tenho cobrado da diretoria avaiana uma nova postura diante das dificuldades que eles mesmos criaram ou até as que assumiram de boa parte da diretoria passada. Aliás, o atual presidente do clube fez parte da diretoria anterior, embora não tenha sido muito atuante naquele tempo. E continuou a errar como se errava antes. Deixou as coisas positivas de lado e exacerbou os problemas. E, apesar disso, fui contumaz defensor destes que aí estão, por acreditar num projeto, e me vejo no direito de cobrar uma revisão dos mesmos projetos agora. Democracia se constrói assim, se alguém não sabe.

De qualquer forma, imaginava que esta temporada seria das mais terríveis para todos nós, porque não acreditava que a diretoria avaiana pudesse sair do buraco em que se enfiou. Já fazia previsão de qual posição entre a lanterna e o penúltimo lugar estaríamos agora, neste exato momento. A propósito, eu e mais toda a torcida, diga-se, bem como toda a mídia e até mesmo boa parte da diretoria. Não estou falando nenhuma novidade, estou?

Todavia, o que se está assistindo são rapazes valorosos dentro de campo, alguns com alguma qualidade e outros com um esforço além do comum para trazer um pouco de autoestima à torcida e para toda a instituição avaiana. Percebo que este grupo quer vencer, diferente do que se presenciou nas últimas temporadas, onde medalhões, que se diziam torcedores dentro de campo, eram incapazes de reverter as coisas negativas que iam caindo, dia após dia, sobre a cabeça dos avaianos. E aí vejo guris bons de bola tentando acertar. E que estão demonstrando respeito pelas nossas tradições.

Presume-se, portanto, que o que viria a seguir seria um apoio justo diante do esforço. E o que presenciamos? Paulada. Paulada. Críticas. Desgosto. Murrinha. Força de frases explosivas e tacadas duras sobre os jogadores, sobre os jogadores que estão jogando. E jogando bem.

Que papel é esse? A quem se presta quem age assim? Não acredito que seja pelo bem do Avaí. Que vergonha!

Estamos torcendo para o Avaí ou para o Barcelona, para que nenhum erro possa ser suportado? A propósito, é desnecessário dizer, mas eles ainda vão errar muito. Se alguém não quiser, vá jogar vídeo game no modo principiante, onde irá ganhar sempre.

Tem uma porção de gente que me detesta. Não me querem ver nem pintado de ouro. Por mim, que se danem, não preciso deles, se o objetivo é falarem de mim. Agora me incomoda muito é a injustiça. É a apelação barata para se defender pontos de vistas furados. Com isso é que eu não consigo conviver. Por essa razão, não aceito e revido a cada palavra de má vontade expressada contra quem quer um lugar ao sol. E antes que algum imbecil ache que estou podando palavras, afirmo que não. Mas que cada um tenha responsabilidade por aquilo que expressa.

Ao menos se dê um pouco mais de respeito e admiração por quem está tentando transformar ovos quebrados em uma deliciosa omelete.

Deixe um comentário

