A sesta produtiva

A sesta, ou siesta dos mexicanos, é aquela atitude sagrada de se tirar uma sonequinha depois do almoço, com vistas a se pegar no batente pelo resto da tarde, que promete ser revigorante. A ciência da Fisiologia, inclusive, tem um tratado sobre isso, apregoando boas citações e recomendando que se tire um cochilo após a comilança do meio-dia.

Ouvir dizer, e apenas por ouvir dizer, sem nada oficial, que a direção do Avaí pretende dar um descanso na petizada, haja vista que o ano foi de lascar e merecemos, todos, segundo eles, um refresco para amenizar o mormaço e uma brisa para varrer o suor da labuta. Sombra e água fresca? Una siesta bienvenida? Sim, claro!

Mas, o tempo ruge e a Sapucaí é uma baita.

Há que se ter em mente que o ano de 2015 será puxado. Voltamos à série A por força do acaso e pelas rezas de 9 mil e tantas almas no estádio e de mais algumas que não largaram o raidinho, ainda que desconfiadas. Já deveríamos ter resolvido essa fase de rezas, de mandingas e apostas. Não tem nada de herói do acesso e se as coisas “casaram” como deveriam foi porque lá atrás, lá em Setembro e Outubro, fizemos a gordura suficiente. Depois vieram as cobranças por prêmios e etc e o resto já sabemos.

O processo de mudanças, começado em 2002, para tirar o Avaí da condição de clube amador e sem necessitar de “ajudas do governo” ou de empresários abonados precisa continuar e ser ainda melhorado, ao invés de se viver enaltecendo lembranças, ou depender disso até o fim dos tempos. Muito boa a participação do Zunino, quem acompanhou sabe como foi, mas é urgente não necessitarmos mais disso. Para um clube de futebol que quer se manter na elite nacional, isso é muito pouco, porque os louros e empenho dos abnegados se esquecem na próxima derrota e depois a grana acaba.

Se foram constatados erros da diretoria Zunino, que se corrijam, mas não se fique ruminando ad aeternun que é para parecer antenados com as dificuldades. Ninguém vai lamentar o leite derramado, é bom que se diga, e nem se vai ajudar por filantropia, quando o caldo entornar de novo. Tampouco se dependa de sócios e de torcedores bem dispostos. O Zunino soube disso da pior forma possível, pois quando precisou de ajuda, todos correram.

Portanto, na Ressacada, em todos os segmentos, tenhamos a noção que se deixou a desejar, principalmente em 2014. Valorizo, imensamente e por demais, o trabalho da direção do clube, coisa que sempre ressalto, uma vez que não é fácil administrar um clube de futebol, algo que os candidatos a Chapolin Colorado acham que é só sentar na cadeira do chefe e demandar. Mas, alguma culpa por tudo isso também tiveram, ainda que tenham resolvido boa parte das pendências financeiras com profissionalismo. Muito melhor que muito banana que quer ser agora o dono da verdade, que faz assim ou faria assado.

O patrocinador máster tinha que ter sido definido já em maio e passamos todo o ano correndo atrás do imponderável, embora saibamos que há um pá de oportunistas no mercado. Obtivemos um pacote de verdinhas benditas por uma indenização em boa hora, com direitos e não por benesses do governo, diga-se. Mas isso não vem sempre. Sim, sabemos que tudo isso é muito complicado e não se resolve assim, num clic de controle. Mas, é bom aligeirar o negócio de manutenção financeira do clube desde já.

A mentalidade, como sempre digo, tem que avançar. Pegar do que já se fez e dar um upgrade. O HD foi formatado, mas é preciso instalar novos aplicativos. O que não pode é se dormir sobre os louros da vitória e se achar que, bem, até aqui deu certo, vamos continuar!

Começa logo, no mês que vem, o ano de 2015. E as mangas arregaçadas, onde estão?

Anúncios

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s