No reino da fantasia e das vaidades

Ontem, lendo meu livro favorito, A Guerra dos Tronos (que na verdade estou relendo), que rendeu inclusive uma série de TV, percebi o quanto é importante a lealdade entre as pessoas. No Reino fantasioso de Westeros, onde a história é ambientada, há muita traição, disputa política, sexo a rodo, bebedeiras e orgias homéricas, vaidades e vilanias a dar com o pau. Coisas que levam as pessoas envolvidas à ruína e ao desespero.

Mas há lealdade, que colabora para que alguns vivam um pouquinho melhor que a maioria ignara e hipócrita.

A história é portentosa e dinâmica, e reflete, tranquilamente, um pouco da vida de cada um e das cosias que nos envolvem.

Nesse meio tempo, enquanto me deliciava com os arranjos do enredo proporcionados pelo escritor George Martin, ouvi meu vizinho gritar gol e soube que um bando de imprestáveis jogadores que veste azul e branco jogava uma partida do que dizem ser futebol lá no Sul da Ilha. Não vi e nem assisti àquilo, àquela comédia bufa, porque aquele bando não representa o clube para o qual aprendi a torcer desde criança. São alguns ordinários que têm a ousadia de dizer que são do time do Avaí. Nada, nunca serão! Mas soube que venceram.

Voltando ao livro, há um personagem muito curioso construído na história. Ele representa a mesquinhez humana, na mais sórdida forma que alguém poderia inventar. É loiro, que representa a supremacia branca cínica, vaidoso, um príncipe aspirante ao trono, mas que já se conduz como um rei. Na verdade, um rei sem majestade. Lembrei imediatamente de pessoas intragáveis do dia a dia que se acham a última bolacha do pacote, posam de ídolos, de heróis, de professores de deus, mas são uns nada de coisa alguma. São reverenciados pela ocasião, não pela personalidade. Igual aos personagens dos reinos das fantasias. Um dia tudo acaba e caem no esquecimento até a próxima fantasia.

Anúncios

Um comentário sobre “No reino da fantasia e das vaidades

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s