A paixão encolhida

Meu primeiro contato com o futebol ao vivo foi pela TV, assistindo ao Mundial de 1970. Estava com 9 anos e não tinha ideia e nem noção do que era aquilo. Mas foi uma emoção arrebatadora.

A primeira vez que me vi num estádio foi na decisão de 1975, quando o Avaí decidiu o título contra nosso maior rival, na casa deles. Tinha 13 para 14 anos e naquela época o futebol era assistido pela TV, onde passava o campeonato carioca e algum coisa do campeonato nacional. Ver aquele espetáculo ali, num estádio, com toda aquela sensação foi algo indescritível. Lembro que chorei quando o time entrou em campo, minhas pernas tremiam por boa parte do 1º. tempo e sem nem mesmo eu entender o que se passava. Foi minha segunda emoção forte com este esporte.

Passei a assistir a todos os jogos que passavam graças à seleção brasileira e me tornei avaiano de coração por causa daquela decisão. Nunca mais abandonei este esporte e esta paixão. É algo que está impregnado em meu caráter, em minha personalidade, em minha maneira de ver o mundo.

Os anos foram passando e sempre arrumava jeito de ir aos jogos no Adolfo Konder ou grudava na frente da TV para ver as partidas de todos os campeonatos possíveis.

Aos 53 anos já vi e ouvi o suficiente para escrever umas duas bíblias sobre futebol, sem qualquer mistério, a respeito de qualquer assunto envolvendo este esporte.

Por isso, nesta terça-feira, quando dei meia volta e não fui ao estádio ver mais uma partida do Avaí, desta vez contra o Oeste de Itápolis, válida pela Série B de 2014, percebi que alguma coisa estava errada. Um esgar tomou conta de minha garganta. Uma sensação de perda e de vazio me assolou. Algo morreu.

Continuarei a colaborar com o Avaí, como clube, como instituição, como parte da cultura de minha cidade. Mas, com toda a certeza, alguns conceitos precisam ser revistos. Assim não dá mais.

Anúncios

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s