Fracasso assegurado

A decepção com nossos clubes de futebol no cenário nacional é enorme. Não dá para uma torcida rir da outra. Claro que alguns por aí tendem a buscar no passado uma forma de exibir gozação, cavoucar derrotas históricas, inventar contestações de títulos, ou apresentar estatísticas forçadas, porque do presente é melhor ficar calado.

E naquele comportamento da Santa Inquisição, de buscar bruxas para saciar nossa sanha vingativa e impotências existenciais, vamos atrás de culpados. Na verdade, todos somos culpados. Sem exceção, todo mundo envolvido com futebol em Santa Catarina, de uma forma geral, tem sua parcela de culpa.

Eu, você que está lendo, torcedores que não apóiam, os jogadores fanfarrões que vivem em baladas, o dirigente que se esconde, a mídia que engana, a federação omissa, cada um tem um tijolinho na construção do desastre eminente.

O curioso é que o futebol de Santa Catarina é extremamente competitivo. Num lugar onde no começo da competição não se tem ideia de quem poderá ser campeão não pode ser ruim. Diferente dos grandes centros, onde já se sabe de antemão para onde irá a taça, caso excepcional o de São Paulo, onde vez por outra um time de menor expressão vira campeão na frequência da queda de um asteróide, aqui em terras barrigas-verdes temos vários candidatos. Pra quem não sabe, isso equilibra e fortalece.

Não foi à toa que em 2014 conseguimos colocar três clubes na divisão principal do futebol nacional e ainda temos mais dois na segunda. Isso é sintoma de força, diferente do que pensam analista de resultados. O problema é a manutenção, é o trabalho do dia a dia, é o comprometimento, as responsabilidades de aparência. É aí onde reside a sensação de fracasso. Não apenas chegar. É chegar e ficar.

Como torcedor do Avaí, estou querendo que nossos adversários se estrepem. Mas como expectador de futebol, isso é tiro no pé. As consequências daí serão terríveis.

Ou todo mundo pega junto, ou o vexame será do tamanho do Oceano Atlântico, com todos voltando para casa com o rabinho no meio das pernas. Inclusive a gente.

Anúncios

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s