Ilusão de ótica

As pessoas que estudaram Ciências no primário, e Biologia e Física no 2º. Grau, transformado hoje em Ensino Médio, sabem que nossos olhos captam as imagens do ambiente e as levam para o cérebro. As pessoas que foram um pouco mais adiante, que fizeram uma faculdade e estudaram essa massa gelatina que mora na caixa craniana, sabem que o cérebro recebe estas imagens e as transforma. Cria uma informação que lhe é mais familiar. Em alguns casos isso é chamado ilusão de ótica, que faz a festa dos mágicos e ilusionistas de circo.

O pessoal de marketing descobriu isso, mesmo sem saber nada de anatomia e fisiologia, e levou a público as chamadas mensagens subliminares, donde temos os virais de internet, por exemplo, cuja mensagem principal é obscura, apenas sendo observada de relance, para vender um produto que está em segundo plano.

A mensagem que se passa no entorno da Ressacada da eleição do Avaí Futebol Clube no fim do ano é mais ou menos isso. Sem competência para achar um Tiradentes que os represente, o dito pessoal da oposição, aquela massa disforme e sem cheiro que encheu o saco da administração avaiana por anos a fio, dá uma de raposa diante das uvas.

Incompetentes que sempre foram, agora desdenham e não querem comprar. Porém, se isso não fosse o mais ridículo da história, agora querem achar uma punição para o substituto do Zunino, que a priori será mesmo o Dr. Nilton Machado. Dizem, aos ventos, que teremos uma continuidade. E isso é assim por culpa do próprio pessoal do Zunino, acreditam.

Mas, caras-pálidas de pau, só teremos continuidade exatamente porque os antes engenheiros de obras prontas e sabe-tudo agora correram da briga, não querem participar do pleito. A eleição, como em todo processo desta natureza, segue uma norma, uma regra, respaldada no atual estatuto. Alias, documento este que deveria sofrer alteração, mas que, para alguns, faltou tempo. Talvez o tempo tenha sido dedicado a apontar mais falhas do que participar do processo.

Ou seja, a velha história do não quero e não gosto, mas vou reclamar que está errado. Claro, vou chamar de ilusão de ótica porque sou educadinho.

Dizem, no famoso choro livre, que quem perde é o Avaí e a Democracia por este pleito não possuir oposição. Esta é a ilusão, o cérebro formatando aquilo que lhe é familiar. Quem perde é a própria oposição, uma vez que, com medo de perder a eleição, por ser incapaz de aglutinar uma proposta eficaz, acaba caindo na falta de perspectivas e de coerência e deixam, mais uma vez, o discurso de mudanças que tanto arrotavam vazio e sem direção.

Se a gente disser: cresçam e apareçam, será que ficam ofendidinhos?

Anúncios

2 comentários sobre “Ilusão de ótica

  1. Aguiar, quando li ocomentário do Gerson dos Santos, fiquei estarrecido. Não consegui entender aonde ele queria chegar. Quer dizer que a chapa da situação que ganhar não é continuismo, no Avai, ou em qualquer lugar?
    Quer dizer que o Dr. Nilton não deveria aceitar, se for mesmo ele o indicado, porque será uma continuidade da gestão do Zunino e abrir mão para a oposição colocar um candidato? Aposto que irão dizer que o Dr. Nilton ganhou porque o Dr. Zunino está doente. Eles são capazes de tudo.
    Agora imagina em 30 de novemro com a festa do acesso. Eles irão morrer de ciumes e inveja dos Drs. Nilton e Zunino.
    abs
    sardá

    Curtir

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s