O bunker de Maria

Há um sentimentozinho bobalóide correndo por aí em relação às críticas que o Seo Hémerson Maria tem recebido. Alguns puxa-sacos e bajuladores seus (ah, agora chegou a minha vez!), que devem estar sendo pagos para escrever, que tem o rabo preso com ele e que estão com melindres e recalques ao se mencionar negativamente a condição de treinador do Avaí, se insuflaram. Doeu em algum calo?

É bom dizer, contudo, que como treinador ele é um técnico comum. Conseguiu um feito memorável, que foi a taça de Campeão Estadual em 2012, vencendo inclusive o nosso rival nas duas finais, mas capengou na Série B logo em seguida, fato que, natural no futebol, o levou a ser demitido. Mas as suas viúvas não se conformaram.

Em sua volta, graças aos apelos chorosos dos órfãos de Maria, ele voltou. Conseguiu dar uma cara de time a este Avaí de bom elenco, mas desarrumado. Sergio Soares e Ricardinho, também técnicos comuns, não conseguiram ajeitar as melancias no caminhão e tiveram que deixar o cargo.

Ocorre que o técnico Hémerson Maria sofre do mal de muitos técnicos em início de carreira: ele se acha. O discurso empolado, com teses mirabolantes a Mourinho, não surtem os resultados e ele mesmo acaba com sua própria formatação. Temos vencidos jogos, claro que com ele no comando, graças à postura tática. É dele e é merecedor disso, mas desfaz logo depois e os jogos do Avaí, invariavelmente, tendem a se perder.

E se temos subido de produção, se o grupo se confinou na vitória é exatamente pela disposição tática do Maria aliada ao desempenho dos jogadores. As coisas estão ocorrendo em sinergia.

Não entendo, dessa maneira, essa blindagem tola e sem sentido que se faz em relação a ele. Tem errado e tem acertado na mesma intensidade. O problema é que seus erros são exatamente na visão de jogo e não na aplicação tática, e aí o time sofre no conjunto. Simples assim. Nem vou comentar as insinuações de preconceito, porque isso é tão idiota que nem merece satisfação.

Não há nada de mais em comentar isso, essa postura do Maria. Não se está levantando insinuações contra a honra e a moral dele. É coisa de jogo. Diferente, muito diferente, do que estes baba-ovos e papagaios de pirata que querem aparecer fizeram contra o presidente Zunino durante anos.

É bom alguns macaquinhos olharem para suas bundas sujas.

Anúncios

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s