A arte de sonhar

O cineasta George Lucas disse, certa vez, que buscava no cinema despertar emoções e não ideias. E foi a partir daí, de suas super-produções, que o cinema nunca mais foi o mesmo. A gente saia de casa para se divertir, para desopilar o fígado, para encher os olhos de ações e aventuras, ao invés de formar sinapses elucubradoras. Mais contemplação e menos razão. Ora, se alguém quisesse encher a mente de sujeitos e predicados que fosse ler um livro, pressupunha esta iniciativa.

Digo isso exatamente para o futebol.

É o tipo de atividade que nos deve estimular mais as emoções que os conceitos. Mais visual que dramático. O choro que se tem é por um lance feliz, uma jogada mais elaborada, uma conquista na raça, do que pela leitura da história do clube ou pelas palavras educadas e eruditas de um treinador. O futebol é simples. É espetáculo. É feito pra gente se divertir. Um entretenimento feito por quem a gente gosta.

Face a isso, considerando como espetáculo o futebol, não cabe a falta de platéia. Evidentemente que a comparação com o cinema e o com teatro para por aqui, pois no futebol há a componente da relação de afeto do torcedor com seu clube que é muitas vezes maior que a do cinéfilo com a telona nas salas de projeção. Mesmo que as apresentações dos atores no gramado possam ser sofríveis, ainda assim somos contempladores e damos nosso apoio incondicional. Sempre estamos na esperança de que alguma coisa pode acontecer e deixar aquele lance guardado na retina para o resto da vida.

Por isso, repito, acho incompreensível time de futebol jogar para estádio vazio. As alegações, mesmo as mais estapafúrdias para essa ausência não convencem. As discussões políticas contra diretorias, as murrinhas contra esse ou aquele jogador, os protestos de organizadas, são coisas débeis e infundadas.

O futebol é a arte de fazer sonhos virarem realidade. Quando se apela mais para a realidade do que o sonho, surge a frustração e a desilusão, que tornam o sujeito antipático, chato e maçante. Um porre!

Anúncios

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s