Estamos bons, por uma rodada

Uma vitória suada, sofrida, com requintes de crueldade para o mais cardíaco dos sofredores. E você está pensando que isso é um problema? Nada disso, leitor, isto é Série B. É assim que se joga os jogos nesta competição, com dureza, dificuldade, muitos suores e sofrimento. Ganhar de um a zero, com a bola entrando o suficiente para o juizão apitar o centro do campo, e torcedores lacrimosos gritando que torcem até morrer é o enredo de 19 dentre 20 times que jogam a segundona do Brasileirão.

Os avaianos pensam diferente, é claro.

Curioso que antes de provarmos o sanguinho dos vampiros da série A, pensávamos exatamente assim, que meio a zero era goleada e os três pontos poderiam vir num envelope de administradora de cartão de crédito que tava tudo certo. Qualquer resultado a nosso favor, com placar igual ou superior a um para nós e zero para os adversários era motivo de carreata. Agora ficamos bobos. Queremos toques de bola, chapeuzinho, dribles desconcertantes e gol só se for na gaveta. Execram a canelada e o gol de bico.

A respeito do jogo, por incrível que pareça o sujeito que esbraveja na casamata avaiana parece estar mudando os seus conceitos. Dizem que foi milagre do Papa Chicão, sei lá. É fato que o grupo do Avaí já mostrou uma nova formatação ajustada pelo Zé Maria.

Aos poucos ele vai se convencendo da necessidade de jogar com três zagueiros. Mas ainda capenga em fazer o time jogar ofensivamente. O 3-6-1 básico do primeiro tempo serviu para estabilizar a marcação. Mas isso anulou as jogadas de ataque. O atacante Reis sai muito da área para buscar a bola e, com isso, houve momentos em que o time se posicionava num fabuloso 3-7-0.

No segundo tempo, ele voltou com o 4-4-2 fracassado, mas que variava num 3-5-2 desejado, com Ricardinho e Héracles (bom jogador!) fechando pelo meio. Quando fez Marcio Diogo jogar ao lado de Reis e avançado lá na área, as jogadas de ataque foram mais incisivas. O Avaí cresceu, porque o Zé Maria adiantou também a marcação e, com isso, Eduardo Costa, que seria o terceiro zagueiro, voltou à condição de primeiro volante. Mas isso abriu mais uma vez os buracos em frente à zaga e dando chances para se ver, de novo, como Leandro Silva está muito mal física e tecnicamente. Uma paradinha vai servir para reflexão.

É nítido se perceber, também, como alguns jogadores que vestem azul e branco se comunicam eficazmente por… correio. É verdade, tem jogador do time do Avaí que só conversa por linguagem de sinais, por sinal de fumaça, ou por carta endereçada via Sedex, ou então prefere ficar muito longe um do outro, que é para não ter que tocar a bola. Essas coisas precisam ser resolvidas, sob pena de o projeto vencedor no papel virar um fracasso virtuoso no maravilhoso tapetinho verde do Adenir.

Mas, enquanto isso, o Avaí ficou bem na foto. O time está unido, segundo as entrevistas. As cobranças virão agora com aulas de dramaturgia e poemas lacrimejantes. A fuga no aeroporto será encarada como estratégica e na próxima rodada, se vier outra vitória, já se ouvirá um esboço de time de guerreiros.

Isso é o futebol, meu nego. Ao menos por uma rodada estamos muito bem, obrigado! Já se diz até que é um time de raça, veja só.

Anúncios

Um comentário sobre “Estamos bons, por uma rodada

  1. Nosso amigo ontem falou que mais 3 vitórias seguidas e o Galo tem que nos dar a taça da libertadores. rsrsrs

    Ainda faltam alguns jogadores voltarem a jogar o que podem, mas não houve omissão de ninguém.
    Vi o Reixxx dando carrinho…
    É melhor procurar o bom futebol vencendo do que perdendo. Lá no final a gente vai saber pra que serviram os 3 pontos, certo?

    Abraço

    Curtir

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s