Senso comum: a praga dos incautos

Senso comum são as opiniões e sentimentos que se têm acerca de determinadas situações, definidos quase que por imposição tácita pelos costumes, pela tradição, pela cultura e pela experiência aos indivíduos de uma época, local ou grupo social. Em geral, são aceitos como verdades e definições convencionais de comportamentos próprios da natureza humana, sem critérios críticos, investigação detalhada ou discussão objetiva.

O sujeito que toma o ônibus todos os dias na mesma estação, sem observar a placa de identificação, age por senso comum. “Está todos os dias ali, por que hoje iria mudar?”

O que liga o carro diariamente, sem observar as manutenções preventivas, age por senso comum. “Esse carro nunca me deixou na mão, por que deveria pifar agora?”

O que compra o mesmo produto no supermercado rotineiramente, sem olhar a data de validade, age por senso comum. “Nunca tive problemas, por que haveria agora?”

O que lê ou ouve notícias na imprensa sobre determinada situação, sem uma análise crítica, age por senso comum. “Se estão dizendo na imprensa é porque deve ser verdade.”

O que confia na palavra de um vendedor sobre um produto, sem testar sua qualidade, age por senso comum. “Se o cara disse que é bom, vou acreditar.”

Na grande e imensa maioria das vezes todos nós nos comportamos por senso comum. Agimos por ouvir falar e tomamos decisões porque os outros tomaram. Muitas vezes, ainda, repetimos o que se diz por aí, sem contestação. Basta que a inclinação se coadune com nossas crenças. Uma mentira vira verdade absoluta e uma situação duvidosa se difunde por fofoca. É só estar de acordo com a sua experiência e norma de conduta pessoal.

– Pô, cara, e o que isso tem a ver com o Avaí Futebol Clube?

Nada. Nada mesmo. Ou tem? Bom, eu não sei. Faça um teste antes. Garanto que 3 mil e poucos (muito poucos!) torcedores não agem por senso comum. Não são a maioria. São?

Anúncios

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s