Para não dizer que não falei de espinhos

Sou um sujeito politizado. Tenho formação na construção da democracia em nosso país desde os tempos de movimento estudantil. Participei da Novembrada, do movimento Diretas-Já, da Frente Popular que quase elegeu Lula, em 1989, que depois foi derrotado nas urnas por Fernando Collor, e que renunciou graças aos movimentos Fora Collor!, do qual também participei. Estive sempre lá. Mas não gosto e nunca me senti confortável em misturar política com futebol.

Boa parte destas manifestações que assolam nosso Brasil trazem o mote da construção dos estádios para a Copa, além de outras demandas. A alegação é que foram superfaturados ou tiveram muito dinheiro envolvido nas construções. De certa forma, há motivos para as caras feias, mas os canais estão misturados, pois é só um desculpa para emparedar o governo federal e dar um golpe.

A boa e velha fórmula de despolitizar e apartidarizar movimentos sociais, levar as bandeiras de luta para objetivos dispersos, é uma receita infalível para os reacionários se arvorarem como donos da moral e dos bons costumes. E o futebol foi colocado nessa bacia de água fervente.

Estou tentando há dias escrever algo sobre o Avaí, sobre a série B, sobre a reformatação do time do Sul da Ilha, mas a minha indignação com a condução por rebeldes do Taleban para estas manifestações mexeram com meu emocional. De repente, gente que eu imaginava centrada e cordata extrapolou e começa a não apenas vir com as velhas ofensas e insultos, mas agora com ameaças, baseadas no discurso fascista. Mussolini está sorrindo no inferno. A democracia, tão bradada aos quatros ventos nos últimos dias, exige o contraditório.

Vou ficar na minha por enquanto, não que tenha medo do pau, mas para evitar que os advogados encham suas agendas. Só pra lembrar, incitação à violência é crime previsto no código penal.

Anúncios

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s