Convicto do acesso à Série A, Cléber Santana já fala em estender contrato

Meia de 30 anos, ex-São Paulo e Atlético-PR, afirma ter se surpreendido com o projeto e a estrutura do Avaí: ‘Tudo aqui é especial’

Por Thomas Albert Freund Rio de Janeiro, por Globo.vom

Nascido em Olinda, Pernambuco, Cléber Santana iniciou sua carreira profissional no Sport, do Recife. Depois, passou por Vitória, Santos, Kashiwa Reysol, do Japão, Atlético de Madrid e Real Mallorca, da Espanha, além de São Paulo e Atlético-PR. Mas foi no Avaí que o jogador de 30 anos parece ter realmente se encontrado.

Anunciado como reforço por empréstimo para a temporada de 2012, marcou seu primeiro gol numa cobrança de falta, no dia 4 de março, na vitória de 2 a 0 sobre o Criciúma, e logo no Heriberto Hülse, casa do rival. Nas duas partidas decisivas do Estadual contra o Figueirense, fez um golaço de falta na Ressacada e marcou outro gol na partida disputada no Orlando Scarpelli, tornando-se campeão catarinense.

Em entrevista por email ao GLOBOESPORTE.COM, o jogador – que tem contrato com o São Paulo até janeiro de 2013 – enalteceu a estrutura do Avaí, o técnico Hemerson Maria, os dirigentes e a torcida. Mostrou determinação em conseguir uma das vagas para a Série A do ano que vem e muita vontade em permanecer no clube avaiano em 2013.

Confira abaixo a entrevista na íntegra com o jogador, que vai estar em campo na tarde deste sábado, contra o Joinville, pela 4ª rodada da Série B:

Seu primeiro gol pelo Avaí foi marcado logo num clássico, na vitória de 2 a 0 sobre o Criciúma. Era um sinal de coisas boas pela frente?

O elenco do Avaí é formado por um grupo forte. Trabalhamos para sempre buscar vitórias, e este gol representou o resultado de um trabalho com muita união. O gol foi importante, assim como os demais que conseguimos marcar e buscar a vitória.

Você fez gols nas duas partidas decisivas do Estadual, contra o Figueirense. Sente-se um líder da equipe, um condutor do grupo? É preciso chamar a responsabilidade pela experiência nos momentos decisivos?

Hoje, o Avaí tem vários líderes. É um grupo forte, como falei. Temos o Nunes, o Diego, o Marcinho Guerreiro, entre outros. Todos são lideranças no sentido de ter experiência, mas o importante é que estamos trabalhando para buscar nossos objetivos junto com os demais.
O primeiro (o título do Estadual) já conquistamos. Agora falta o segundo, que é chegar entre os quatro melhores da Série B e estar na Série A em 2013.

Cleber Santana gol Avaí (Foto: Divulgação / Manoel Bento)Cléber Santana comemora um dos gols que marcou pelo Avaí (Foto: Divulgação / Manoel Bento)

Como vê a chegada de Hemerson Maria? O que faltava acertar que o técnico resolveu?

O Hemerson Maria é um grande profissional, um estudioso do futebol. Ele é um técnico vitorioso na base de vários clubes. Fomos muito criticados pelos resultados que não estavam vindo antes da chegada dele. Isso nos abalou um pouco e não conseguíamos reverter. Com a chegada do Hemerson, o grupo teve um novo gás. O grande mérito dele é ter simplicidade, humildade e trabalhar muito.

Até onde o Avaí pode chegar na Série B?

Estamos trabalhando para conquistar o nosso objetivo que é chegar entre os quatro. Se tivermos chance de título, vamos brigar até o último jogo, como fizemos no Estadual. Ninguém acreditava no Avaí. Fomos criticados, lutamos e chegamos ao título, conquistando a hegemonia no futebol de Santa Catarina.

Prefere jogar na Primeira Divisão, talvez num posto de coadjuvante, ou seguir como protagonista na Série B pelo Avaí? Deseja jogar a Série A ainda este ano?

Tenho contrato com o Avaí, que é um grande clube. Estou muito feliz aqui e vou cumprir meu contrato até o fim. Se o presidente desejar, quero ficar por mais tempo. Tenho muito a agradecer ao Avaí. O clube me deu uma oportunidade, me apresentou um projeto e gostei.

O Avaí tem uma estrutura que muitos clubes que hoje estão na Série A não têm. Tudo aqui é especial. Desde os funcionários até o departamento médico, fisioterapia, sala de musculação, assistente social, psicóloga, diretores e a torcida. Vamos levar o Avaí à Série A. A torcida é fantástica e merece estar na Primeira Divisão.

Cleber Santana cobrou o penalte e marcou o gol da vitoria do Avai (Foto: Manoel Bento / AVAÍ F.C.)Cléber Santana marca o gol da vitória do Avaí sobre o São Caetano, na Série B (Foto: Manoel Bento / AVAÍ F.C.)

Quais são as principais diferenças entre atuar num clube como o São Paulo e no Avaí?

O São Paulo é uma referência mundial. O Avaí é um desconhecido e talvez isso tenha me fascinado. Eles me apresentaram um projeto muito bom, e a estrutura do clube dá suporte para que o projeto seja alcançado. O Avaí merece estar na Série A, pela sua diretoria e pelo trabalho que está sendo realizado aqui. Da base até a equipe profissional, todos são muito valorizados e têm toda a infraestrutura necessária para a realização de um bom trabalho.

Quais são suas pretensões na carreira? O que ainda gostaria de conquistar? Algum sonho não realizado?

Como disse, minha pretensão atual é cumprir meu contrato com o Avaí e, se puder ficar mais tempo, gostaria de ficar. Estou muito feliz aqui e sinto que tenho muito a colaborar com este clube. Quanto aos sonhos, acho que o principal é continuar feliz no futebol e com a família.

Nota do blog: como sempre digo, é preciso gente de fora para reconehcer os nossos valores. Cléber Santana já jogou em clubes de maior expressão que o Avaíe e reconehce que auqi há um bom projeto. E nós, reconhecemos?

Anúncios

3 comentários sobre “Convicto do acesso à Série A, Cléber Santana já fala em estender contrato

  1. Alexandre, a ficvha do estadual está caindo, não subiremos com esse elenco, já havia conversado com você que achava que apenas o Atlético PR era melhor que não, mas assisti a quase todos os jogos da série B ao vivo ou gravados, e sinceramente, retiro minha opinião, não assisti o jogo de hoje e ouvi pelas rádio de Joinville pois estrava naquela região.
    O Avaí só foi campeão estadual porque a final foi um clássico, e o tiem do estreito é pipoqueiro.
    Precisamos reforçar e muito, não podemos depender do Laercio, Aelson, Felipe Alves (fez o gol hoje mas … não dá) O comentarista da rádio de Joinville fez o seguinte comentário, o time do Avaí chega até a intermediária mas o ataque não consegue dar continuidade, e o banco do Avaí é complicado.
    Imagina que era a rádio de Joinville, fico pensando no que as rádios de florianópolis devem estar se esbaldando.
    Eles comentaram que o Nene tem um potencial muito bom e que é “metido”.
    Precisamos reforçar, temos um treinador excelente e que conheçe, mas pra subir com esse elenco não dá.

    Curtir

    • Murilo, não sei se a questão passa por reforçar o time. Não que não deva haver contratações, mas vejo isso como relativo. A postura do time em campo é que me preocupa. Comentei com meu irmão na Ressacada que o Avaí voltou a dar chutões. Depois que o Maria assumiu, não lembro do time dar um chutão pra se livrar da bola. E saida de bola errada é o primeiro passo para um time se perder em campo.

      Curtir

  2. Alexandre, por isso eu nunca critiquei o Robinho, pois ele flutuava e isso deixava a marcação confusa e o time tocava, o problema é que ele errava os chamados ultimos passes e esses é que ficam na memória (curta) da torcida, mas se o time quando tocava a bola e dava 100 passes ele dava a metade deles, pode pegar a gravação dos ultimos jogos do estadual. Acho que o Jailton tem essa mesma qualidade e mais ainda é definidor e mais rápido, o Palhinha não flutua, joga na dele parado. Lembra do segundo tempo em Chapecó quem estava fazendo essa função era o patrick
    que também é rápido e isso confunde a marcação.

    Agora ele já se foi, e vai ser titular no coxa pode escrever.

    Mas precisamos urgentemente de outro atacante o Felipe Alves é cara pro segundo tempo, e o Nunes tem que receber bola senão não marca

    Curtir

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s