Por que não é ídolo?

A confirmação de Evando como reforço do Avaí para esta temporada, e que poderá ser sua última na carreira, acendeu uma luzinha lá no fundo de minha caixa craniana. A luz perguntava: por que Evando não é ídolo na Ressacada?

Sim, Evando, embora se declare avaiano, more aqui, tenha pretensões de envelhecer na Ilha, não é unanimidde entre a torcida avaiana. Curioso isso. O cara virou avaiano, aprendeu a gostar de nossa terra, nossa gente, mas ainda assim viram-se os narizes contra ele.

Eu faço uma comparação rápida com o Fernandes do time doladelá. A torcida avaiana o esnoba, faz graça, faz piada com aquele jogador, mas é inegável a forma como os torcedores do Estreito o tratam. É um carinho que seja a ser doentio. Idolatram um jogador que, convenhamos, já deixou o futebol faz tempo. Joga uma partida ou outra, meio tempo, fica de fora outros dois, três jogos, volta em momentos especiais, sai, volta, enfim, tem uma carreira mais no DM do que no campo. E ainda assim é tido como alguém especial, capaz de decidir.

Alguns torcedores avaianos execram o Evando alegando que ele saiu em busca de melhores salários, num momento em que era importante aqui. Pergunto: alguém pagaria o salário dele, ou suas contas, para que ele ficasse? A propósito, mesmo jogando em outras praças nunca deixou sua avaianidade de lado, é bom que se diga.

Dizem, também, que só deu certo na Ressacada e em mais lugar algum. Novamente pergunto: e o Fernandes, deu certo aonde? Nem por isso é posto em dúvida pelos alvinegros.

Há, é claro, muita gente esnobe no meio da torcida avaiana, isso, sim. Gente que custa a reconhecer méritos de determinados jogadores. E talvez, por isso, seja surpreendente que um zagueiro tenha que convocar torcida para encher o estádio, como fez Leandro Silva recentemente. Tá na hora de um pouco mais de humildade e reconhecimento de quais são nossos reais valores.

Foto: ClicRBS

Anúncios

9 comentários sobre “Por que não é ídolo?

  1. Com todo o respeito que mereces, não é ídolo porque sempre foi um grande mercenário, simulando propostas de outros clubes para sair daqui, como plantando notícia de que tinha proposta do Vasco da Gama, ou quando saiu da Série A, de Avaí, para a B, de Ponte Preta…

    Tua comparaçao co mo Fernandes foi deveres infeliz.

    Aliás, deverias perguntar ao Zunino sobre o que comentei acima…

    O mais incrível, é que volta por influência do pai e do filho, que já queria Evando no Brasileiro do ano passado.

    Pra mim, é ex-jogador!

    André Tarnowsky Filho

    ET: Ao menos dessa vez, não apelou para “Deus”. Sua retórica de amor ao Avaí é meramente oportunista, em função da ocasião. Este ano, não vingou no Ituano nem no Barueri. Mas no Avaí…

    Quem sabe…

    Curtir

  2. Aguiar,

    Evando não é ídolo no Avai?? Essa é nova…

    MArquinhos: com todos defeitos, É IDOLO.
    Willian: com todos os defeitos, É ÍDOLO
    Evando: PORQUE ELE NAO E IDOLO??

    Uma coisa é algum torcedor ter algo contra algumas atitudes, outra coisa é não reconhecer que ele não só é IDOLATRADO, como carrega consigo um “símbolo” de ILUMINADO, “DEUS”.

    O que existe são alguns cultivarem raivinhas por causa das saidas dele daqui, mas a não reconhecer como ídolo, tá longe demais.

    Ele não só fez muito pelo Avai, como carregou muitas vezes o time nas costas e resolvendo MUITAS VEZES sozinho, contrario de outros não menos ídolos que ele.

    Abraço

    PS: Esse LOBBY eu compro.

    Curtir

  3. Contrariando o que coloquei no primeiro comentário, Evando é ídolo, sim. Concordo com o Botelho e com quem mais quiser.

    Ocorre que, pelo procedimento que sempre teve no Avaí, assim como o William, não nunca saiu pela porta da frente. O que é fato, também acontecido com o William.

    Esse negócio de “cultivar raivinhas” não é meu caso. Porém, em relação ao Evando, creio ser um ex-jogador. Este ano tentou jogoar no Ituano, no Barueri e não deu certo. Aqui no Avaí, nessa maré de “Iluminado”, “Deus” (pqp, tem gente que exagera…). pode até dar certo. Afinal, o ídolo Evando é muito mehor que qualquer Capixaba.

    André Tarnowsky Filho

    Curtir

  4. André

    Tb não morri de amores por eles naquelas saídas e sei que não tem santo nessa historia. Mas nao podemos fechar os olhos para a história.

    Ele veio para o Avai por uma causa especial, ENCERRAR A CARREIRA. Acho que ídolos merecem esta consideração por times que por ventura fizeram sucesso, o que é o caso dele aqui. O que pode (e au acho que vai) se ele estiver rendendo bem, ele encerrar final do ano.

    Tudo isso ali que falasse acima, eu ja falei pra ele, que da mesma forma me contou outra versões. Como de burro eu nao teho nada, muitas coisas eu filtro, mas tem muito mais rolo na ultima saida dele daqui que possamos imaginar.

    Tu és inteligente. Ele nao foi bem no Ituano pq?? O time estava mal, chegou trinador novo e mandaram quem embora?? Os de salarios mais alto…concordo q ele nao foi bem esse ano, mas Evando tem uma coisa a seu favor

    CURRICULUM…onde passou ele guardou gols.

    Abraço

    Curtir

  5. A discussão é exatametne essa. Talvez, se houvesse feito a pergunta no afirmativo, POR QUE É ÍDOLO?, os comentários seriam com outra abordagem, não escapariam disso, e seriam os mesmos.
    Vocês sabem que não sou de paparicar jogadores, mas tenho comigo, por formação, o reconhecimento a quem de direito. Evando, Marquinhos, William, Flavio Roberto, Adilson Heleno, Balduino, Zenon, enfim, uma penca de jogadores nos fizeram amar e odiar o futebol. A questão pessoal vou deixar de lado. Ninguém é santo nisso tudo. Até nós mesmos temos as nossas verrugas mal crescidas e nem por isso deixamos de ter alguém que nos admire.
    O fato é que, Evando, com problemas ou não (e tem vários, muitos), está na galeria de ídolos do Avaí.

    Curtir

  6. Vou ser sincero, como sempre busco ser, não tenho o Evando como ídolo dentre os atletas avaianos.
    Da mesma forma tenho esse pensamento sobre o Willian.

    Que fizeram gols e bons jogos não tenho dúvidas, mas a identificação verdadeira eu não vejo não.
    Marquinho é avaiano e ídolo, trocou propostas melhores pelo avaí, se declara para todos que é torcedor do nosso time.
    Adilson Heleno é ídolo até hoje, e passou pelo outro lado heim.
    Nosso centroavante artilheiro da ressacada, Décio Antônio é ídolo.

    Evando, Willian, por exemplo, não criaram raízes, buscaram sempre fazer o seus bolsos. Na lógica estão certos, mas para o tercedor que é movido a paixão o sentimento é outro.
    Emerson foi um grande jogador, mas o clube se desfez (?) de alguém que seria ídolo ao natural pela qualidade e paixão que demonstrava pelo time.

    sds

    Curtir

    • Só penso que tem uma pequena diferença entre Evando e William… enquanto o Willian não criou raízes por aqui, o Evando decidiu investir em Florianópolis, bem do ladinho da Ressacada… essa é uma decisão pessoal e bem simbólica.
      Ele é meio marrento na questão do grupo, mas tem muito a contribuir também, basta que seja bem aproveitado dentro do elenco, para tornar-se uma liderança positiva que mantenha viva no elenco a importância de um acesso no Avaí. E acho que ele sabe disso, sem contar que pode substituir Ronaldo Capixaba como primeira opção a Nunes.

      Curtir

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s