Vox populi

Normalmente as pessoas que frequentam o meu blog são inteligentes. Inteligentes porque não apenas percebem a situação, mas comentam com muita qualidade e dão soluções. Fogem do lugar-comum que se vê por aí, com insultos e ofensas triviais e não dizem que sabem tudo sobre o futebol. Na postagem Fórmula Mágica, surgiram estes excelentes comentários:

Comentário de Fábio Flora:

Aguiar, pelo estilo de jogo de alguns atletas é possível “imaginar” o comportamento do time.
Não vou falar do Robinho.
A entrada do D.O. que tem característica defensiva, bem como do M.Guerreiro, ficou previsível saber que o Avaí seria defensivo demais.
Cara, num jogo em que o empate vale pouco, entendo que a ousadia poderia ser mais valorizada.
Sou favorável a continuidade do HM, o trabalho dele não muda em nada, talvez a derrota sirva pra chamar atenção do avaí quanto a necessidade de qualificação, e que tenha vindo num momento certo.

Tomamos um totó do América que não é nenhum super time, mas a vitória foi justa pelo que ambos se propuseram.
O medo de perder tira a vontade de ganhar. (nova?) rsrsrsrs

De Gilberto Rateke Jr:

Sentir a falta do Robson? Jamais! Mas sou obrigado a concordar com um post do Rogério (do Elite Azul e Branca), que se Palhinha e Saldanha não servem para substituir o Robinho que sejam dispensados e com o salário destes dois (mais o do Robinho) se contrate um jogador de qualidade!
A vida de Marcinho Guerreiro no Avaí é outra que precisa ser analisada … Será que ele realmente serve para compor o elenco?
Assim como na lateral esquerda. Pirão rende mais no meio de campo. Se Aelson não rende o esperado na esquerda que se coloque o Renan Oliveira para jogar, ou tragam alguém urgentemente.
E no ataque o Avaí precisa de alguém para fazer sombra, ou ocupar o lugar do Nunes. ..
Mas ainda confio e acredito no acesso do Avaí para a série A. Agora é vencer o Joinville!

E depois:

Analisando os números as coisas aparentam ser mais simples. Quem, atualmente, está na frente na tabela é por que ganhou as duas partidas em casa e uma fora. E o Avaí jogou uma em casa e ganhou. Agora é ganhar do Joinville e se manter entre os primeiros.
O Atlético-PR (virtual campeão da série B) perdeu para o Boa de virada. O Avaí iria também perder de virada para o Boa, mas buscou o empate. Além do mais, embora seja importante trazer pontos quando se joga fora de casa, num campeonato de pontos corridos sempre será melhor 1 vitória e duas derrotas, em três jogos, do que três empates. Ou seja, o ideal é sempre jogar para vencer!
Vamos subir!!! Basta acertar alguns pontos!
Este foi excelente!

E do Celso Ferreira:

O comentário do Fábio está correto.
O futebol não tem fórmulas mágicas, tem fórmulas concretas!
Se em um elenco tem 2 ótimos zagueiro e 2 laterais que apóiam e marcam bem, esse time tende a jogar numa linha de 4.
Se em um elenco tem 3 zagueiros ótimos, sendo 2 que jogam bem com a bola no pé e 1 faz bem a cobertura, e tendo 2 alas que apóiam bem o ataque, esse time tende a jogar com 3 zagueiros.
Se um time tem um volante que sabe proteger bem a zaga e desarmar bastante, outro que saiba marcar e tem qualidade com a bola no pé, um meio-campo que pensa as jogadas e outro que parte pra cima, esse time tende a jogar em um quadrado no meio-campo.
Se um time tem um volante que protege bem a zaga e desarma bem, um 2º volante que saiba sair bem pro jogo, um meio-campo rápido que parte pra cima e dois alas, esse time tende a jogar em triângulo no meio, só faltaria aquela zaga com 3 zagueiros.
Se um time tem um volante desarmador, dois volantes que saibam sair pro jogo com qualidade e um meio-campo rápido, esse time tende a jogar em losango no meio.
Se um time tem dois alas que apóiam bem, um volante marcador e outro que saia bem pro jogo, um meio-campo que arme bem o jogo e um rápido que parte pra cima, esse time tende a jogar no 3-6-1.
Eu tô falando por cima, são regras básicas do futebol.
Se o Avaí jogar com Cleber Santana e Marquinhos no meio, logicamente precisará se dois atacantes rápidos.
O futebol tem lógicas, sim!
No caso do Avaí, se o Avaí perdeu o Robinho, que, teoricamente, era pra ser um meia-atacante, que colocasse outro meia-atacante. Palhinha tá no elenco pra quê?
O Hemerson Maria acertou em tudo desde o primeiro jogo dele. Primeiro mudou o esquema do 3-5-2 para o 4-4-2, fez as substituições certas nos momentos certos. Mas logo após anunciar o time titular para o jogo de ontem, eu logo disse: Diogo Orlando de 3º volante? Cleber Santana de meia-atacante? O Avaí vai perder a posse de bola e jogar no contra-ataque, só se colocar dois atacantes rápidos. No fim, colocou Nunes e Felipe Alves, que não têm velocidade nem partem pra cima!
Não tinha como dar certo, só se o América-RN fosse pior que o Avaí, o que não foi o caso, pois era evidente que estava arrumadinho.
Ontem era pra jogar com: Diego, Patric, Renato, Leandro e Pirão; Marcinho, Mika, Cleber e Palhinha; Nunes e Felipe Alves.
Até dá para jogar no 4-4-2 com 3 volantes, mas daí teria que jogar assim: Diego, Patric, Renato, Leandro e Aélson; Marcinho ou Diogo Orlando, Mika, Pirão e Cleber Santana ou Palhinha; Laércio e Felipe Alves.
O problema dos técnicos é que eles não sabem fazer um time equilibrado taticamente. Não sabem equilibrar a defesa e o ataque. E quando acertam o equilíbrio, logo que perdem 1 jogador, não sabem reajustar o time, para manter o equilíbrio.
O Hemerson Maria é um excelente técnico comparado aos demais técnicos do Brasil. Hoje, ao meu ver, está entre os 5 melhores facilmente, junto com Tite, Ney Franco, Marcelo Oliveira e Cristóvam Borges. O Dorival Jr. fica em 6º. O Muricy fica em 7º, pelo time bizarro que ele escalou contra o Barcelona. Ricardo Gomes fica em 8º, pois foi um dos poucos técnicos que soube jogar no 3-5-2 (São Paulo) e montou um excelente time no Vasco.
Mas ontem o Hemerson Maria errou e tem que ser cobrado, pois o erro foi infantil. Até minha sobrinha de 2 anos de idade sabe que não se mexe em time que tá ganhando, no caso não se mexe no esquema tático, desde que você mude para melhor. Mas o que me deixa tranquilo é que o Hemerson Maria sabe que errou e não cometerá o mesmo erro.

Nota do blog: Ou seja, ainda há torcedores que pensam diferente da Lei de Miguel imposta por aí. Felizmente.

Ah, detalhe: nenhum deles trabalha na empresa do presidente. Interessante, não, Felipe Alves.

Anúncios

8 comentários sobre “Vox populi

  1. Eu tinha parado de acompanhar a blogosfera avaiana, mas pelos teus posts, o comentário do Fábio e o do Gilberto, passarei a acompanhar com mais assiduidade esse blog. Só vi esse o post do “Fórmula Mágica” porque foi colocado no facebook. Tô lendo os posts mais antigos e teus posts continuam de alta qualidade. Como também a maioria dos comentários feitos aqui. Problema é que tens uma opinião muito avançada ao dos demais blogueiros, pensas à frente de todos eles, e eles acham que tu és envolvido com a diretoria, com falcatruas, daí tens que perder teu tempo pra se defender disso, quando poderias estar discutindo sobre assuntos mais relevantes. Podes até se envolver com a diretoria, podes até defendê-los em certos assuntos, mas isso não quer dizer que sejas como eles ou que não tenhas personalidade própria. Que continues defendendo o que acreditas sobre a diretoria e demais assuntos administrativos do Avaí, mas quando for discutido sobre futebol, como foi no post “Fórmula Mágica” estarei sempre aqui dando meu pitaco! No restante prefiro não me envolver, foi o que me fez deixar de torcer pelo Avaí. Parabéns, Alexandre.

    Curtir

    • Celso, te confesso que já tive vontade de desistir por diversas vezes. Em alguns momentos acho que não valeria à pena. Como já comentei algumas vezes com o Gilberto e agora com a tua colocação, a gente perde tempo se desviando das pedradas e acaba fugindo do foco principal.
      Mas, valeu pelo apoio.

      Curtir

  2. Alexandre, escrevi aqui, na segunda, minha crítica ao futebol do Marcinho Guerreiro. Acho que ele não pode ser titular! Acho que ele, sinceramente, destoa do time. E já temos o Diogo Orlando que faz o mesmo, com um pouquinho mais de eficiência… Temos um ótimo goleiro e uma dupla de zaga muito boa, que dá conta do recado. Mas zagueiros reservas me preocupam a médio prazo… As laterais dão pro gasto, mas o Patrick ainda está devendo uma apresentação tipo 2010…Quem sabe o Renan Oliveira na esquerda e o Pirão voltando pro meio como opção. O Bruno faz falta na marcação! Que volte logo! Vamos aguardar o companheiro de meio campo para o Cleber Santana… Temos que apoiar o time e, principalmente, Hemerson Maria (vamos deixar o homem trabalhar!)… E torcer para que a rapaziada que está chegando se encaixe e jogue bem. Contudo, não dá pra vacilar no começo: – é importante pontuar. Vencer no sábado, com garra e determinação é importantíssimo…A derrota de ontem não é o fim do mundo, mas que sirva de lição para jogos futuros fora de casa!

    Curtir

    • Exato, Helton, Marcinho está fora de forma e na idade e com o seu estilo de jogo, é preciso estar bem preparado. As faltas constantes são reflexo disso.
      Concordo que o Bruno é um baita jogador no meio. Marca e sai por jogo. E ouvi dizer que este Nenê Bonilla joga ao estilo dele, com um melhor passe e uma boa saida de bola. Tipo Junior Urso, lembra? Se for confirmado, creio que é uma boa contratação.
      E, bem lembrado, a gente lamenta a derrota, espera um melhor jogo, mas nada que não possa ser revertido. Esta sensação de terra arrasada é que tem que acabar.

      Curtir

  3. Que tal aproveitar o gancho e passar a comentar o futebol do Leão com mais ênfase?
    Deixe as picuinhas para quem gosta disso (e de fofoca). Muitas vezes, a falta de resposta é o melhor a fazer. Despreze. Nem é o caso de dizer “quem começou foram eles”, tal qual palestinos e judeus. Não resolverá.
    Faço mea culpa, obviamente, por ter tentado debater com o Avaixonados e o Nobre Azurra, mas quando falei algumas coisas que podiam tirar a credibilidade do que escreviam, fui sumariamente cortado, editado, enfim, censurado.
    Fiz do limão, limonada, optando por não me incomodar mais com futilidades. Não vale a pena, os caras são assim, têm seus motivos.
    Escolho o que leio, assim como escolho as amizades. Prefiro os otimistas aos rabugentos, respeitando suas escolhas e modo de encarar a vida.
    Em resumo, prefiro discutir futebol.
    Abraço.

    Curtir

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s