Até onde vai tanto ódio?

Confesso que não entendo o ódio destilado em relação às coisas do Avaí nas redes sociais e em parte da torcida. Sério, estou mesmo sendo sincero, não estou usando de retórica. Não consigo, mesmo, compreender a razão de se falar tanto mal, com um veneno escorrendo pelos cantos dos lábios, do Avaí, ódio que é travestido de críticas e “sóis destapados de peneiras”.

Normalmente, nós, humanos, analisamos o mundo ao redor e tecemos comentários. Baseado nisso fazemos projetos, nos envolvemos com uma situação, uma correção aqui, um ajuste ali, coisas que são perfeitamente normais na natureza dessa espécie primata bípede pelada que domina o planeta. Foi assim que construímos esse troço chamado humanidade. Mas, chega uma hora que o sujeito relaxa e curte a sua obra. Ou as coisas construídas. Todavia, no lado do Sul da Ilha da Magia, o seu entorno destila ódio e coro vingativo extraordinariamente por 24 horas, isso porque o dia é dividido assim. Fazem vigília para saber qual o próximo problema que deverá ser enquadrado, nunca procuram uma coisa boa. E mesmo que façam um elogio, pedem desculpas por tê-lo encontrado.

Sério, alguma coisa está muito errada. O Avaí é tão ruim assim?

Torcedor de futebol, em qualquer lugar, é sempre um chato de galocha. Torcedor, de qualquer time, sempre acha que a sua razão, ou a sua emoção são muito particulares, e seu time é a coisa mais importante do mundo. Ele, ao invés de ser o expectador, quer a platéia pra si. Ele quer que os outros olhem para ele, para o seu jeito de torcer, de se interar com as coisas do time, com a fiscalização do clube. A todo momento requer um espelho, para se auto-analisar e expor as suas mazelas.

Torcedor de futebol é, na verdade, um bebê carente que adora um colinho da mamãe. A mamãe, nesse caso, é o seu time jogando do jeito que só ele acha que é o correto, que só ele entende, que apenas dele saem as verdades mais verdadeiras. Ele é quem cuida de passar a mãozinha no lombo emplumado do clube e quer o retorno sincero e único. E que ninguém chegue perto. É só pra ele.

Por isso, ele se acha no direito de xingar e massacrar o que estiver envolvido com o time, o clube, as imediações. Ele é quem cuida e se coloca plenamente como dono do clube. Mas, bastam alguns consolos, como uma vitoriazinha, um título, uma boa campanha e o torcedor-chato-carente volta a se envolver e a se dedicar com um sorriso estampado nos lábios.

Porém, nos Carianos, a coisa parece ser diferente. Estabeleceu-se o ódio. Nada presta e tudo precisa ser contestado. E ai de quem não contestar alguma coisa. Ai daquele que for ao estádio da Ressacada e sorrir para o time que estiver em campo. Coitado do sujeito que espera, com calma e paciência, que as coisas se arrumem. Estará desgraçado para o resto da vida aquele que pensar no futebol como diversão, como forma de lazer, como encontro com amigos, ainda mais sendo do Avaí. E mesmo que encontre os amigos, o papo não pode ser outro que o de desancar tudo de dentro da Ressacada, senão a porrada vai comer solta.

O futebol, nos Carianos, é tratado como declaração de guerra. Munem-se não com armas de fogo ou espadas, mas com palavras ofensivas estes soldados da boa moral e dos ótimos costumes contra os que acreditam no Avaí. Ódio puro e simples.

Formou-se uma legião de gente que nunca errou, nunca furou fila, nunca teve cheque sem fundos, nunca furou o sinal, nunca pulou a cerca para apanhar a goiaba no vizinho, nunca deu com o dedão na porta, que nunca teve um cabelo mal crescido, uma pele descascada, um arroto mal dado, uma indisposição sequer. E quem nunca erra, realmente, pode apontar o dedo para quem quiser, é óbvio. Eu não havia pensado nisso. O imaculado e puro de coração tem como arma o ódio a seu favor contra o mundo desarrumado e imperfeito, principalmente se este mundo for de azul e branco em listras e cante um hino que comece com Da Ilha, formosa…

Eu, que sou impuro e cheio de defeitos, vou é ficar longe dessa gente. Por favor!!!

Anúncios

5 comentários sobre “Até onde vai tanto ódio?

  1. Aguiar, bom dia!
    A blogosfera Avaiana, em quase sua totalidade, me lembra muito o PT. Antes do apedeuta assumir a presidencia, tudo estava errado. só tinha sacanagem, foram contra as privatizações, contra a Lei de Responsabilidade Fiscal, votaram contra a Constituição de 88, contra o plano Proer, etc
    Aí, o PT colocou o apedeuta para comandar e ai sim, é que virou o que estamos asistindo nesse pais, mensalão, privatização, roubalheira sem fim, etc.
    Será que a turma do contra está antevendo a possibilidade de se colocarem no lugar do Zunino para fazer exstamente igual o que ele está fazendo? Se for, será ótimo. Mais se vão fazer igual, porque das criticas?
    Até nosso amigo André, por onde comecei a ler blogs, anda exagerando. O respeito porque sei da sua avaianidade. Porém, que tem exagerado, isso tem.
    Tem outros travestidos de avaianos, não são sócios, não vão ao estádio, incentivam a greve, porém não aparecem. Ficam na espreita, esperando o barco afundar para surgir de salvador da patria. Como se tivesse condições para isso, no atual est[agio em que se encontra o clube.
    Tudo no Avai está errado.
    Penso até que ser campeão está errado, estar bem colocado na série B, está errado, conseguir o ISO, é babaquice, um estádio bonito, para que? CT? Isso é luxo.
    Cinco anos e tres titulos estaduais, um acesso e tres anos na série A. Isso ñão se faz com o Avai.
    Não me venham com cinco anos sem ganhar nada, porque ganhamos um estádio bonito e moderno, um CT descente, uma organização estrutural que não tinha, pagar dividas de cheques de funcionários dado para pagamento de jogadores, ações trabalhistas as centenas, descontrole total do patrimonio, etc. Enfim, reorganizar o clube ou prepara-lo para ser o maior do Estado e ter a maior torcida de Santa Catarina.
    Não me venham com a história do Gabriel, porque ninguém tem o direito de proibi-lo e ser agente de jogadores. Não me venham com a história do Rodinei, porque quando foi emprestado para o Marcilio Dias, vocês não falaram nada. Não me falem do Robinho porque vocês não queriam, como não quiseram o Davi, Leo Cego, Leonardo, todos que foram para o Coritiba. Não falem do retorno do Evando, porque a corrente do Miguel era para sua volta.
    No Avai é tudo ruim, por isso torço por ele.
    Sou contra o presidente. Sou contra o CD e Fiscal, Mais antes de tudo sou Avaiano, pago minha mensalidade e vou aos jogos.
    Tenham um bom dia.
    Sardá

    Curtir

  2. Essa eu não posso deixar de comentar, pois querer comparar a oposição avaiana (se é que existe) ao PT é ridícilo. A atual oposição sim deve ser comparada, pois lançam acusações leviandades contra a diretoria, contra jogadores, contra blogueiros e no final nada se prova ou se concretiza, ou seja, não queiram virar o jogo pois é bem sabido pela blogosfera avaiana que essa oposição a atual administração que assim como a do referido apedeuta (de forma bem pejorativa) mudou o rumo do Avaí, e pra bem melhor assim como a do presidente que é simplesmente brasileiro mudou o Brasil.
    Esse ranço, nada mais é que dor de cotovelo de quem esteve lá um dia e não pode fazer nada ou melhor não fez nem um centésimo do que os dois presidentes (Brasil e Avaí) fizeram, colocaram nos eixos.
    Basta pra comprovar isso analisar as noticias e acontecimentos sem ligar ou acessar qualquer veiculo de determinada emissora, e isso vale por dois Avai e Brasil.
    Que há erros isso não podemos negar, mas que em relação ao Brasil esta se investigando, isto está e em relação ao Avaí esta sim tentando acertar e o mais importante se reconheçe os erros, ao contrário dos que estiveram antes no poder.

    Curtir

    • Caramba, bem lembrado, Murilo. Eu li e passou batido. Na verdade, o atual movimento contra o presidente do Avaí lembra as manobras do PSDB contra o Lula e a Dilma: incompetente, odioso e frouxo. Esteve lá e não fez nada daquilo que aponta e agora mostra erros que foram seus. Plantam fraudes e sujeiras que, se bem investigadas, fariam parte de sua administração. Não querem o bem da “situação”, mas de seus interesses.
      Igualzinho, sem tirar e nem pôr.

      Curtir

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s