Os críticos pira

Crítico é tudo igual. É? Nem sempre. Há pessoas que criticam algo ou alguém com a intenção de arrumar ou melhorar algo. Mas, vez por outra, o crítico é uma pessoa que faz julgamentos e comentários sobre determinado tema que ele diz conhecer. É o que pensa deter o conhecimento sobre que algo que ele, também, pensa dominar. A bem da verdade e na imensa maioria das vezes é um frustrado, cujas tiradas sobre seu alvo são, geralmente, subjetivas.

O crítico de arte, por exemplo, é alguém que já deu algumas pinceladas numa tela, borrou os dedos de tinta, martelou algum pedaço de pedra para fazer aparecer uma figura, modelou o barro para fazer uma panela, um jarro, ou uma estátua daquele deus de seus sonhos, mas tudo o que conseguiu foi uma lambança geral. Sujou as paredes de tinta ocre, difícil de sair, deu com o martelo nos dedos e quebrou diversas vezes o pescoço do deus, até desistir. Nunca conseguiu nada do que um lenço borrado. Aí, resolveu meter bronca nos artistas de verdade e é bem capaz de encontrar defeitos até na Monalisa, ou dizer que Van Gogh era um canastrão.

O crítico de música, então, é dos frustrados o mais incisivo. Só conseguiu aprender a tocar triângulo a vida toda. Lê partitura de cabeça para baixo. Tem calos em sangue quando dedilha um violão. Sua voz é horrorosa. E esquece frequentemente do nome dos baixistas e bateristas numa determinada banda. Mas, diz que sabe tal música pelo acorde inicial. Acha que a nota de uma canção poderia ser mudada para uma outra, que ele chuta. Finge entender os sinais dos maestros para a banda num concerto. E destila seu ódio e frustrações quando um músico resolve mudar seu estilo musical.

O crítico literário é outro chato dono da verdade. Diz conhecer ortografia e gramática como ninguém. Usa jargões e termos populares misturados a peças eruditas. Usa, frequentemente, frases de efeito. Ardora citações e as descontextualiza. E o máximo literário que conseguiu na vida foi uma boa redação no vestibular de faculdade de Comunicação Social.

Crítico de cinema é uma categoria à parte. Normalmente é dotado de extremo pedantismo. Conhece atores famosos e suas carreiras, desde que mamavam, pesquisando nas revistas de celebridades. Usa termos técnicos de cinema que só ele conhece. É fã ardoroso e doentio de filmes eslavos, iranianos, búlgaros e armênios, sendo um conservador radical e pensa que apenas o seu tipo de filme é o que deve ser visto. Chama praticamente de burros os fãs de cinema-pipoca, por não compreenderem a sétima-arte, normalmente eslava, iraniana, búlgara ou armênia. Quando opera uma câmera, frequentemente esquece de retirar o protetor da lente.

Há, também, o crítico de futebol. Este é também uma criatura interessante. A maioria deles nunca jogou uma partida completa de futebol de botão, quanto mais num campo ou quadra. Não sabe como amarrar uma chuteira, mas sabe esquemas táticos tirados de sua coleção de almanaques. Cita jogadores que estão na mídia, pra parecer entendido do mundo da bola. Quando está numa arquibancada aponta para o gramado uma situação para um jogador que ninguém entende. Diz saber o esquema certo para o tal time vencer, que normalmente é o esquema mais perdedor. Adora falar mal de determinado jogador, ainda que o tal jogador seja o melhor do campeonato e receba todas as honrarias e prêmios de destaque. Usa, constatemente, a famosa frase, “só não vê, quem não quer”, que é para atestar que os burros são os outros. Não é para ser levado a sério.

Os críticos, das diversas áreas são isso, gente frustada que pensa ser detentora da verdade e atua com o nariz empinado em todo lugar. E ainda são capazes de dizer que sua crítica foi mal interpretada e o mundo dos otimistas (que não são críticos, por isso são burros!) é frágil e utópico.

Você é algum destes? Acredito que não, né.

Anúncios

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s