Revolucionários de edredom

Segundo os dicionários (e muita gente deveria consultar mais os dicionários, até para não dizer bobagens por aí), revolucionário é aquele tipo de pessoa que “promove um movimento de revolta contra um poder estabelecido, e que visa provocar mudanças profundas nas instituições políticas, econômicas, culturais e morais”.

Perfeito!

Sou do tempo em que se saia à luta para mudar os destinos de nosso país. Não havia domingo, feriado, dia santo, final de tarde, churrasco com a família, data especial, Páscoa, Natal, enterro da avó, nada disso. Quando a repressão pipocava e a luta exigia uma reação, saíamos à praça para defender nossos ideais. Sou da época da Novembrada. Éramos adolescentes que preparavam um protesto contra a ditadura. Vivi momentos críticos para encerrar aquele período de excessão. Vi companheiros tomando pipoco da polícia ao meu lado, o sangue escorrendo. Lutamos por um país onde as garantias de cada cidadão fosse assegurada. Não havia sol, chuva, frio, calor, vento, tempestade, nada nos segurava.

Hoje, passados aqueles tempos, lembro com orgulho os momentos de luta, que valeram à pena. Os ideais eram discutidos na beira da calçada, sem nos importamos ser votos vencidos ou não. Cada homem e cada mulher éramos um foco de resistência.

Quando vejo um monte de tansos fazendo movimento político para derrubar o presidente do Avaí, pela internet, constato o quanto de tempo passou desde aqueles anos.E o que foi perdido no caminho. Aburguesaram a revolução. Elitizaram as formas de luta. E melam-se nas calças quando o tempo fecha.

Coitados!

E acham que um palmo de língua é suficiente para isso.

Como dizia a minha avó, menino birrento tem que limpar a bunda primeiro, antes de sair de casa.

Anúncios

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s