Contra a soberba, um pouco de humildade

Eu sempre preguei o respeito ao adversário em competições. Faz parte do bom relacionamento e do tal fair play saber que do outro lado, do lado adversário, há gente com as mesmas afirmações e os mesmos objetivos que os nossos. É a tese da empatia, a de colocar-se no lugar do outro para entender sua postura. Contudo, isso não significa subserviência. Ser humilde não é o mesmo que humilhar-se.

Defendi essa postura mesmo quando jogávamos contra Brusque, Camboriu, ou Marcilio Dias, reconhecidamente com menos qualidade técnica que a nossa equipe. Mas era uma proposta de respeito. No fundo é uma competição onde ninguém sai vitorioso antes de o jogo começar e só é considerado o melhor quando tudo acaba. Curioso é que quando defendia isso, lá atrás, havia gente que achava que tínhamos que atroplear os inferiores, e agora usam da tese do respeito e da humildade para esta final. Tudo bem!

O que estamos vendo agora, portanto, é um exemplo de empáfia e arrogância do pessoal doladelá, divulgado com a ajuda da rede famosa. Ao afirmarem que o campenato é mal planejado, acusando-se campeões por antecipação, desconhecem o trabalho de todos os outros competidores, uma vez que ele, o campeonato, previa exatamente isso o que está acontecendo: dois turnos, semifinais e finais.

Os discursos de que são os melhores isso, os melhores aquilo reflete falta de humildade. Só é melhor quem chega bem na última partida e o mais competente é aquele que encerra com êxito todas as etapas de um desafio.

O Avaí deu um passo gigantesco para se consagrar campeão da temporada estadual de 2012. Mas é preciso jogar mais 90 mintuos para consolidar isso. Doladelá, joguem futebol. Façam valer a sua condição de supostos campeões identificando um adversário de valor. Porque se a língua continuar a servir de tapete para a soberba, a humilhação pela qual passarão será ainda maior.

E eu tenho certeza que a humildade e o respeito vencerão a soberba.

Anúncios

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s