Tudo igual como sempre foi

A vida é feita de ciclos, como dizem os pedagogos e filósofos, e os caras que trocam pneus à beira da estrada. Isso significa dizer que ficar remoendo coisas do passado é bobagem e deixar de lado uma pequena preocupação com o futuro é estupidez. Adotar este comportamento leva, pelo menos, o sujeito a não entrar em falência. Portanto, todo cuidado, todo bom senso e todo caldo de galinha é bom, reanima e não faz mal algum. Porém, sem exageros. Reserve seu fígado para uma cervejinha e não para preocupações excessivas.

Digo isso em razão do espetáculo que se aproxima para os torcedores da Capital. Acima de qualquer coisa, teremos uma festa magnífica. E muito bem ensaiada. Ao menos, há treze anos.

Doladelá, evidentemente, vem uma postura de afirmação. Enganados pela cigana, estão se achando os melhores. Mas, aquele medinho que acompanha os que sofrem de insegurança já os fez adotar o discurso de “campeão moral”. Se ganharem, já estava escrito. Se perderem, o culpado é o regulamento. Como a estatística não aponta para crises existenciais, ficará na história que o Avaí conquistou seu 16o. título e segue o baile.

No lado dos Carianos, o sentimento é de renovação. Os discursos eufóricos, otimistas, alucinados tomaram o lugar da constatação. Deu-se um tempo àquele realismo abobado de “não se tapar o sol com a peneira”. Claro que ainda há quem diga que o Leão chegou por acaso, numa demonstração de pouco saber a história do seu clube. Esta tática, de não dar o braço a torcer, pode ser perigosa. Afinal, quando o Capixaba fizer o gol do título o cabra não vai poder rir de alegria, pra manter a sua coerência. Vai que o Zunino o veja exultando o time campeão e dê aquele sorrisinho do canto da boca, hein? Ele, o realista, não poderá comemorar muito, então. E todos sabem o que acontece com o coração quando se contém a euforia.

O fato é que, o meu camarada Assis já sabe, pois eu já havia dito para ele, vamos convocar mais um treino dos mil, crianças e mulheres serão focadas pelas lentes da Jamira, senhores e meninos aparecerão chorando pelo seu Avaí e teremos mais um carnaval fora de época no Koxixo’s. Tudo igual como sempre e exatamente foi. Portanto, aqueles incômodos e preocupações de semanas atrás foram desnecessários. Houve gente que ficou mais velha, com rugas.

Isso serve também para os tolos que estão fuçando meus arquivos. Antes, leiam um bom dicionário e voltem para a escola, quando acabar a greve, para aprender interpretações de textos.

Anúncios

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s