Mais forte do que a rivalidade – por Adalberto Jorge Klüser – extraido do blog Vento Sul Azul

Existem clássicos e fatos históricos entre clubes no futebol catarinense. Mas o confronto Blumenau e Avaí apresenta muitas coincidências e histórias incríveis.
A história do confronto começou em 1927 e continua viva até hoje (isso mesmo!). O Avaí é o maior algoz do BEC. Mas a relação é mais próxima do que se possa imaginar. Leia os tópicos e saiba mais.
1927 – O Avaí, campeão de Florianópolis, decide o título estadual contra o Brasil de Blumenau (primeira denominação do BEC). Vitória azurra por 3 a 2. Brasil vice-campeão.
1928 – Mais uma vez a decisão do estadual foi entre as duas equipes. Vitória do Avaí por 4 a 1. Brasil vice-campeão.
1932 – O Brasil decide o título estadual contra o Figueirense. Jogo em Florianópolis. Vitória blumenauense por 2 a 1. Os avaianos secaram o rival alvinegro e dessa vez comemoraram o triunfo do Brasil. Mas a Federação “achou” uma irregularidade na escalação do Brasil e anulou o jogo. Nova partida e o Figueirense venceu desta vez. Brasil vice-campeão. (nota do blogueiro: janela desde sempre).
1938 – Em amistoso no campo da rua das Palmeiras, o Brasil venceu o Avaí pela primeira vez: 3 a 2.
1941 – Amistoso entre Brasil e Avaí marcou a estréia daquele que seria um dos maiores goleiros de Santa Catarina: Adolfinho. O time de Florianópolis venceu por 6 a 4.
1944 – Fase semifinal do Campeonato Catarinense. Em Blumenau, o Palmeiras (ex-Brasil) venceu por 5 a 4. Em Florianópolis, um desastre: Avaí 11 a 1 (e 1 a 0 na prorrogação). Pelo regulamento da época, o Palmeiras foi homologado vice-campeão juntamente com o finalista Marcílio Dias.
1947 – No dia 8 de dezembro o governador Aderbal Ramos da Silva esteve em Blumenau fazendo o lançamento da pedra fundamental do estádio que mais tarde receberia seu nome. Em 1983, o Avaí inaugura em Florianópolis o estádio Aderbal Ramos da Silva. Duas praças esportivas, o mesmo nome.
1980 – Em julho, o Palmeiras altera a denominação para Blumenau Esporte Clube. Nos primeiros seis jogos o BEC manteve-se invicto, mas tinha aparecer outra vez o algoz Avaí no caminho. Lá se foi a invencibilidade. Vitória avaiana por 1 a 0 no Deba.
1985 – Decisão da Copa Governador contra o Avaí. Cerca de 10 mil torcedores lotaram o Sesi. Depois de arrancar um empate sem gols em Florianópolis, o BEC caiu em casa por 1 a 0. Blumenau vice-campeão.
1987 – Decisão da Segundona em Florianópolis. Torcedores do Avaí (secadores) e Blumenau misturavam-se no setor destinado aos visitantes do lotado estádio Orlando Scarpelli. O empate sem gols com o Figueirense deu o título ao time do goleador Chicão. A comemoração uniu avaianos e bequianos. Finalmente o BEC era CAMPEÃO!!!! Os fogos de artifício soltos nos céus de Floripa tinham as cores azul e branco. Em Blumenau, os fogos e festa foram tricolores.
1988 – Jogo decisivo do Estadual de 1988. Mais de 25 mil pessoas estiveram presentes na vitória de 2 a 1 do Avaí sobre o Blumenau. Um dos jogos mais inesquecíveis do futebol catarinense. O time de Florianópolis sagrou-se campeão antecipado. Na última rodada , o BEC venceu o Marcílio Dias. Blumenau vice-campeão.
2012 – O estádio Aderbal Ramos da Silva (Ressacada), reformado e ampliado nos últimos cinco anos, continua sediando jogos do Avaí em diversas competições oficiais. Há cinco anos, em 2007, o estádio Aderbal Ramos da Silva, do Blumenau, era colocado ao chão.
Muitos atletas que jogaram no Palmeiras/Blumenau também vestiram a camisa do Avaí. Alguns deles: Chicão, Osmari, Braulino, Alemão, Dagoberto, Polaco, Bizu, Luiz Everton, Wandeir, Vado, Teffo, Rogério Prateat, Waltinho, Colonetti, Zé Antônio, Wilcemar, Giovane, Dago e Mauro Ovelha (no Avaí como treinador, mas fez um gol contra para os avaianos como atleta).
Adalberto Jorge Klüser é blogueiro e toca ficha no blog Memorial do BEC (http://memorialdobec.blogspot.com.br/)
Anúncios

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s