Público zero? Nunca

Nunca imaginaria que torcedores avaianos pudessem convocar o esvaziamento da Ressacada. Sempre disse e afirmo que lugar de torcedor é num estádio de futebol. É o único lugar em que ele é o que é. Por isso, digo e afirmo que estarei em todos os jogos do Avaí onde eu puder ir, porque é na fase ruim que nossa capacidade de torcer se aprimora.

Está ruim? A fase está terrível? Estamos sendo levados por uma maré de incompetências? Sim, sim e sim, mas não desisto. Não quero, nunca, ter que dizer a frase “agora eu vou, porque agora está bom”. O envolvimento emocional é que nos tolhe a percepção, portanto, se tiver que protestar, fazer gritos de guerra, xingar ou vaiar, é lá dentro do estádio, nas arquibancadas, exigindo, clamando e se indignando. É lá que eu sou torcedor.

Num passado não muito distante, quando foi que deixamos de apoiar nosso Avaí?

Nadamos por alguns bons anos numa maré terrível, de muito sofrimento, ladeando as fronteiras da iniqüidade futebolística, amargando resultados ruins e campanhas desastrosas. Naquele momento, pouca gente com ao menos dois neurônios acompanharia tal situação.

Mas nós estávamos lá. Acho que nem temos muitos neurônios assim, por certo! E muita gente parece ter se esquecido.

Enfrentamos engarrafamentos estressantes, chuvas torrenciais, ventos cortantes, frios siberianos, times terríveis (alguém lembra do Joelson e do Zaltron? Este time que está aí não é o pior da história), mas a nossa paixão nunca se abalou. Forjamos torcedores fortes, quase uns gladiadores, a torcer pelo Leão.

Houve um tempo em que nem éramos muitos, mas éramos o suficiente para apoiar e acreditar que as coisas iam, um dia, mudar. Mudaram. De um jeito ou de outro, mudaram. E voltaram porque alguém comeu mosca. É assim o futebol, tempos de vacas gordas e de vacas anoréxicas, que nos faz ser torcedores e não apreciadores de teatro.

Cada qual tem a sua consciência e faça dela o que bem entender. Que não está fácil é óbvio, que não merecemos sofrer assim é evidente, que muita coisa precisa ser mudada e remexida, é claro com a luz solar. Mas quem disse que é fácil ser torcedor?

Anúncios

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s