A nuvem negra que paira sobre os Carianos

O Avaí desta noite contra a Chapecoense foi a cara do pampeiro que assolou a Ilha: descontrolado, desordenado e de dar medo (by Kaká). Mas, inevitável. Sistemas de alta pressão geram temporais daquele jeito, assim como um time pressionado não coordena corretamente as jogadas.

E da mesma forma que não dá para lutar contra um temporal desses, não dá para evitar esse time. É esse aí e pronto. De nada adianta espernear, chamar nome feio, descarregar seu ódio, fazer troça e pouco caso. A não ser que o gajo se esconda debaixo da cama. Praguejar contra São Pedro por causa da tempestade, ou contra o presidente por causa do time é perda de tempo.

A respeito das culpas do presidente, não é ele que deve escalar o time e fazer os jogadores atuarem assim ou assado. Ele manda contratar e os responsáveis que se virem. O que o presidente deve cuidar é dos bastidores e estes, sim, estão fervendo, quase um vendaval de vaidades. Algumas correias das rédeas estão frouxas.

Como eu vou à Ressacada para ver jogo de futebol e não para vaiar ou fazer molecagem, dá para perceber nitidamente que o time carece do meia armador. O meia armador de qualquer time é aquele sujeito que toma a bola da defesa, carrega até próximo à área adversária e lança seus atacantes. Essa é a função básica de um jogador assim. Atualmente temos três jogadores dividindo estas tarefas. Diogo Orlando puxando a bola da defesa, Cleber Santana levando ao ataque e Neílson, vejam só, armando para o atacante, que por acaso é ele também. E aí a desarrumação apenas cresce. Não pode dar certo mesmo. No ano passado houve alguém assim, o Lincoln e num passado não muito distante, outro que atuava nessa função foi escorraçado da Ressacada por aquela turma que entende muito de futebol. Jogava manco e com pança de chope à vontade nesse time do Avaí. Parabéns para eles, então.

No ataque carecemos de um atacante de personalidade. Isso é inegável. Havia também outro no ano passado, que por um pouquinho a mais de “carinho” poderia estar aqui e nos fazer rir. Os quatro atacantes de ofício que nós temos, além de dois reservas, não são melhores e nem piores do que todos os outros deste campeonato. Apenas precisam fazer gols, além de terem que ir a um centro de macumba tirar a zica que garrou em seus pés. Portanto, esse papinho chato de que não podem vestir a camisa do Avaí é bobagem.

Porém, no banco de reservas é onde as nossas mazelas residem. Poderia escrever muita coisa a respeito de Mauro Ovelha, tanto a favor como contra. Mas, digo sem errar, que ele não é o responsável por este ciclone de incompetência que assola o Avaí. Faz parte, mas não é responsável. O que ele precisa, indiscutivelmente, é de sossego. Enquanto os vestiários do Avaí forem mal freqüentados, ele não consegue desenvolver o seu trabalho. Há muita abelhinha zunindo em seus ouvidos.

Bora que ainda tem muito campeonato pela frente.

Anúncios

6 comentários sobre “A nuvem negra que paira sobre os Carianos

  1. Apertar as correias pode ajudar a diminuir a tensão extra campo.

    Mas o fato é que jogar com 4 volantes no meio também não ajuda muito o Ovelha.

    Vamos ver, já deu tempo de montar um time e ainda não estamos nesse ponto, mas com ajustes pontuais pode melhorar.

    Curtir

  2. Grande Aguiar, ao término do jogo de ontem, cheguei a conclusão que o time até da para arriscar tá legal, bom…o problema é na tática. Infelizmente, e olha que sou admirador do trabalho do Ovelha, acredito que o time só não está conseguindo os resultado positivos por pura FALTA de um esquema tático. Não vemos jogadas ensaiadas, não vemos um ataque com toque de bolas entre os atacantes e por aí vai. E não precisa ser um “Expert” em futebol para perceber isso. Lógico que a nossa paixão pelo Avaí nos faz ficarmos um pouco cegos e buscarmos só as qualidades, mas não podemos de ver a realidade. Portanto, acredito que o trabalho do Mauro Ovelha já se encerrou no Avaí, é necessário um outro técnico com uma visão mais aberta, moderna e audaciosa, caso contrário estaremos diariamente aqui iguais a “viúvas azuis” choramingando o ano todo. Um grande abraço e o Avaí é maior que todos nos!!

    Curtir

    • Correto, Evandro, só não sei quem seria esse técnico capaz de dar uma mudada geral. Em SC é difícil e no país tem muito engandaor. Mas é algo a se pensar.
      Só não pode é a gente desmanchar tudo, refazer todo um time, estacionar uma barca na Ressacada e mandar um monte embora. Essas coisas têm que ter critério, não concordas?

      Curtir

  3. Claro que concordo Aguiar que não se deva desmontar o time, muito pelo contrário, até porque já temos 33 contratados. O que sinto, posso estar totalmente enganado, é que os jogadores estão apenas fazendo o “dever de casa” e não “estudando aquele pouquinho a mais”.
    O que quero dizer exatamente é que o Mauro Ovelha, deve tá sendo uma espécie de “carrasco” com os jogadores até mesmo pela pressão que tá sofrendo…, e dessa forma, o grupo faz somente o que ele manda, sem aquele mais que cada um pode fazer, até para não “deixar o que cada um tem na reta”.
    Exemplo: Se você é chefe durão, meio carrasco com seus funcionários, com certeza eles vão trabalhar direitinho, fazer tudo que certinho que você mandar fazer, MAIS NADA, deu o horário de saída, tchau e bênção pra ti. Não vão fazer aquele algo mais, aqueles minutinhos extras sem cobrar para terminar a tarefa no dia. To sendo claro?
    Não quero com isso dizer para o técnico deva ser uma “mãe”, não, até sou contra as regalias exageradas, mas também não pode criar um clima de tensão e terror se não fizer certinho o que manda em um ambiente de trabalho.
    No mais, perdão pela a extensão do texto, mas a veia profissional de Administrador pulsou um pouquinho mais forte. rsrs
    Abs. e peloamordeus, não me falem em Márcio Goiano. rsrs

    Curtir

    • Meu camarada, escreva à vontade, eu gosto de ler. hehe
      E tu estás certo nessa percepção, mas eu penso que desmontar um projeto agora seria pior do que manter assim.
      Sabes o que importa, na verdade? É a torcida dar um folga, deixar o time jogar, dar sossego ao Ovelha, isso é o que falta. Não ajuda nada do jeito que se está fazendo.

      Curtir

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s