Desocupem a moita

Por mais estranho que possa parecer para alguns, eu costumo freqüentar a Ressacada a cada jogo do Avaí, sem distinção de campeonato, clima ou posição na tabela.

Há quem não possa, por diversos motivos, e nem por isso será menos ou mais avaiano. Mas eu tenho, por hábito, ir aos jogos. Sou um militante avaiano, ando com a camisa avaiana onde posso, falo de futebol quando puxam o assunto e digo terminantemente que o melhor time do mundo para o qual eu torço é avaiano. Defendo o Avaí sem intenção de agregar inimizades ou guerrinhas estúpidas, mas sempre digo que é meu Avaí primeiro.

E me exponho também para boa parte da população avaiana. Sou conhecido entre os blogueiros e amigos, minha cara está sempre por aí e nunca deixei de me identificar.

Para algumas pessoas que se dizem avaianas, contudo, dizer que é avaiano é vergonhoso. Afastam-se, se escondem, riem quando um avaiano se exalta na torcida, ou o ofendem quando ele decreta que defende seu clube. Torcem para o Avaí no papel, mas o raidinho está ligado em outros campeonatos. Para estas pessoas dizer que é avaiano é ser amigo do presidente, é compactuar com desmandos, é apoiar jogadores ruins, é fazer parte do esquema.

Para determinado grupo de pessoas que se dizem avaianos ser avaiano é uma praga, antes de um orgulho, e fazem chacotas disso. Olham de lado o avaiano fiel e se fosse possível lhe atirariam uma pedra. Preferem a companhia de um torcedor rival a de um avaiano. Acham que ser bom avaiano é criticar, bater, humilhar ou ofender quem está à frente do clube.

Gostam de aparecer, dos feedbacks, das respostas prontas, de suas próprias imagens e amam suas insignificâncias como se fosse a coisa mais valiosa do mundo. Apreciam a pertinência de seus blogs e adoram informações fresquinhas de dentro da Ressacada, que é para enfiar a faca mais profundamente, mesmo que neguem isso de pés juntos. Eles não admitem isso, mas sorriem amarelo, porque eu também sei de alguns detalhes deles.

Por isso, para aqueles que vivem nas sombras e só aparecem na boa aí vai uma oportuna e saborosa

para que não me encham mais os tubos. 

Vão cuidar de suas vidas.

2 comentários sobre “Desocupem a moita

  1. É isso aí Aguiar.
    Avaí sempre, tanto na boa quanto na ruim. Esse negócio de torcedor modinha e oportunista são as piores coisas do mundo no futebol, são os caras que não sabem a escalação e com 5 min xingam até a sombra deles.

    Acho que tem coisa errada, mas vou a todos os jogos para torcer.

    Tá na hora da reação.

    Abraço

    Curtir

    • As coisas erradas existem e precisam ser resolvidas, Fabio. O que não dá é execrar tudo, derrubar tudo, fazer um novo time e sair pra começar tudo outra vez. Ainda bem que esses caras não são diretores de futebol, apenas meros torcedores.

      Curtir

Deixe um comentário

