Uma Mancha, não uma mácula

A torcida organizada Mancha Azul recebeu uma ordem do Ministério Público proibindo-a de freqüentar o estádio com seus integrantes identificados e sem os seus apetrechos principais, como faixas e bandeiras. Tal determinação, em bom tempo, vale por três meses.

Todos os avaianos já se acostumaram com a Mancha Azul nas arquibancadas. Antes freqüentava a zona central do estádio da Ressacada, nas grandes arquibancadas onde hoje são os setores C, D e E, e agora ocupa a área de fundo, acima do vestiário do Avaí.

Sabemos o que fazem, como fazem e onde fazem. São eles e elas que cantam e ensaiam manifestações para o time em campo. Têm a iniciativa de representar a torcida avaiana em todos os jogos fora da Ressacada. Estão representados numa quase-escola de samba. E são reconhecidos em toda a cidade.

Porém, a Mancha Azul cresceu mais do que seu papel. Ultimamente tem cantado mais os seus hinos do que os do próprio clube. Se impõe acima de suas competências e se mostra um grupo organizado, semelhante aos camisas negras de Mussolini, tomando atitudes que beiram à marginalidade e ao crime. Isso não é bom. Há que haver controle. Até porque é o nome do Avaí que envergam.

Toda mancha, como dizem os bons dicionários, ocupa algum lugar no espaço. É como a tinta, que ocupa o papel em banco. Mas uma mancha nunca pode ser uma nódoa, uma mácula. Perde a sua essência e desvirtua a sua necessidade.

Por isso, que este tempo em “repouso” sirva de reflexão para seus atos. Estão enquadrados e visados. A torcida avaiana, a torcida sem face, sem organização grupal quer todos os seus torcedores no estádio, devidamente caracterizados e torcendo para o Leão. Desde que a sua iniciativa seja apenas essa, a de torcer pelo futebol. Quando isso ultrapassa as raias do bom senso, vira sujeira e não uma mancha.

Anúncios

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s